"Em 1895, Francisco de Paula Ramos de Azevedo assume o comando da construção do Liceu. Angaria cem contos de réis, verba aprovada pela Assembléia Legislativa, e com ela ganha uma área do Parque da Luz.
O edifício da Pinacoteca foi construído de 1897 a 1900. O propósito original era ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios, uma idéia de Leôncio de Carvalho. Em 1901, o edifício em estilo neo-renascentista italiano passou a abrigar também a Pinacoteca do Estado. Em 1905, é inaugurada como sendo o primeiro museu de arte de toda a cidade de São Paulo."
"O prédio da Estação Pinacoteca foi sede do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) entre 1949 e 1983. Foi construído, porém, para servir de armazém da Companhia Sorocabana em 1914. Em 2002, o também arquiteto Haron Cohen realizou a restauração que transformou o edifício em Estação Pinacoteca, aberto para o público dois anos depois."
"DOPS significa Departamento de Ordem Política e Social.
Foi um órgão repressivo do governo brasileiro durante o regime militar.
Hoje, o DOPS ainda existe em alguns estados e no âmbito da Polícia Federal. No passado, o DOPS da Polícia Federal tinha dentre outras atribuções a de censurar os meios de comunicação. Hoje, dentre outras, mantém o controle das armas de fogo e munições de propriedade particular de civis, como a apuração de crimes praticados dentro do Cais do Portos em toda a costa brasileira e a Segurança de Autoridades e representantes de estados quando em visita oficial ao território brasileiro."
Um entre outros órgãos mantidos no período da Ditadura para controlar a população.
Controlar, aterrorizar e censurar uma população no auge do seu movimento cultural e político.
