INSA - miscelânea cultural!!!!

Preciso enviar o "Notícias 4". Pensei tanto em envia-lo contando que encontrei um emprego, que até agora, não o enviei, porque não encontrei nada. Estou oscilando entre ficar muito chateada e desencanar e continuar buscando. Encontrar oportunidades agora, eu até encontro.

Faço entrevistas quase todos os dias. Mas, me pedem visto de trabalho, que eu não tenho... A solução seria encontrar uma empresa para fazer estágio, e que essa empresa desse entrada a um documento que se chama, "Seguridad Social", para recolher impostos e firmar contratos. Todo mundo aqui me pede essa tal Seguridad Social, desde lojas à restaurantes.. não sei mais o que faço, já que mesmo querendo empregos mais simples, não consigo. Perdi vários eventos, coisa de um dia ou dois, mas mesmo assim, querem "los papeles". Agora passei a buscar apenas estagios. Vamos ver...

De resto tudo lindo! A galera do meu curso é muito legal! To adorando... parece que voltei aos corredores da Cásper. Queria muito poder juntar as duas turmas para um churras lá em casa... rs. Tivemos que firmar um grupo que será o mesmo até o final do curso. Estou eu, uma italiana, um portugues, uma galela e um chileno. Demais. Eles são ótimos! Ontem, fomos fazer um curta-metragem na casa da italiana que aproveitou e fez um belo jantar "a la nona"!!! Decidimos fazer o vídeo quadro-a-quadro, com fotos que depois serão filmadas... Armamos a maior zona, foi muito divertido. Esquecemos até que o metro fecha à meia noite e tivemos que voltar todos de taxi.



Bom, que virei uma cozinheira de primeira já contei, né? Quando voltar mostrarei meus novos dotes aos meus amigos do coração e família amada.

Sábado vou ao jogo do Español y Barça!!! Vou passar um frio que to até vendo.

Fernanda Oliveira quinta-feira, novembro 29, 2007
Nem tudo são flores em Barcelona...

Essa foi a notícia que mais me chocou aqui, desde que chegamos.

Uma moça, equatoriana de 17 anos de idade foi agredida po um jovem de 21 no trêm.
A menina recebeu socos e um chute no rosto, o rapaz que ainda lhe apertou um dos peitos e lhe xingava o tempo inteiro, com expressões de xenofobia. Tudo isso, falando ao celular.

A notícia foi matéria a semana inteira, mas agora, nada se ouve falar.

Alguns dias depois, Sergi Xavier, o agressor, foi encontrado nas ruas por jornalistas e disse apenas que estava bêbado. "Não consigo explicar". O agressor foi identificado graças às câmeras do trêm, que filmaram tudo.

Ainda hoje, está em liberdade.

Fernanda Oliveira domingo, novembro 18, 2007
Notícias 3

Oi pessoal!!!

Enfim, minhas aulas começaram! Foi muito interessante... uma experiência diferente. Primeiro porque fazer um mestrado em outra lingua está sendo mais um desafio. Sem falar que a sala tem muitos imigrantes. O que mais tem é Mexicano. São 5! Tem uma moça italiana, que veio prá cá sem falar uma palavra em espanhol... anda com o dicionario e quando conversamos com ela, ela pára, olha o dicionário e responde... rs. Ela tem bastante dificuldades nas aulas. Sábado tivemos aula de PhotoShop, que eu já conheço bem, entao fiquei ajudando ela. Precisa ver como ficou agradecida. Ela é toda maluquinha. Tem 23 anos, mas parece um menino roqueiro. Usa umas calças largas, tem o cabelo meio sujo e usa um tenis com umas caveiras hahahahahaha.

Disse que está adorando Barcelona, pois aqui as coisas sao mais liberais... e que na Itália tudo é muito diferente, por causa do Vaticano que impõe regras e controla tudo. Ontem, vimos uma campanha gay, feita em animação... gente, até eu fiquei chocada... rs. A menina estava roxa... hahahahaha Era homem transando com homem pra cima e pra baixo de todos os jeitos.. Depois ela veio me falar que na Italia isso nunca seria feito. Além desses tem mais uma venezoelana, colombiano e um chileno que é muito engraçado.

Bom, só conheci dois professores e um deles trabalha na Thompson. Uma agência de propaganda famosa no mundo todo. Os dois professores pediram para que a gente enviasse curriculo e pretenção de vagas. Para isso, usei este tempo de desempregada para terminar meu site. Penso que assim ficará mais fácil encontrar emprego bom e na minha área!

Acessem e me digam o que acharam: www.fernanda.ppg.br Tá novinho!!! Acabei de fazer hoje!!! E tem ainda a versão em castellano que me deu um trabalhao para fazer. E por sinal, nem sei se tem erros... Vou confessar que esse tempo todo sem trabalho têm me deixado um pouco desanimada... Fiquei triste esses dias.. mas já estou melhor! O Rodrigo conseguiu emprego em uma agencia de publicidade. A comparaçao e a vontade de conseguir também, junto com o fato que eu fico sozinha em um apartamento o dia todo, me desanimaram mesmo. Mas, tenho que pensar que tudo tem seu tempo e que eu estava produzindo meu site que será muito util para minha carreira. E economizei tambem, um desses, por baixo custa uns 3.000,00 reais.

Este final-de-semana fomos ao Circuito da Catalunya! Para quem gosta de fórmula 1 acharia demais. Vimos diversas apresentações de meia hora. Primeiro carros de corrida antigos da Renault, depois Fórmula 1, Formula 2 e outras. Foi legal, mas eu tive a certeza que NUNCA pagaria para ir a um autódromo. Fomos de graça. O Rodrigo ganhou os ingressos na saída do metrô. Segue a foto para vcs verem.

Nós passeamos apenas nos finais de semana mesmo. Mas, mesmo assim deu para perceber algumas coisas da cidade. O que mais me espantou até agora foi o desperdício de água.
As Ramblas, são LAVADAS todas as madrugadas. Sim, lavadas. Passa um carrinho muito eficiente que recolhe o lixo do chão e logo atrás vem um funcionário da limpeza pública com seu imenso jato de água limpída para lavar muitos metros de rua.
E isso acontece TODAS as madrugadas. Nao é um evento esporádico. Sempre que vejo a cena nao consigo deixar de ficar indignada. Sem falar que encontrar um bebedouro nas ruas, ou em parques aqui é uma tarefa bem dificil. E o hábito que as pessoas têm de tomarem água da torneira? Dizem que é limpinha. rs.


Eu comecei comprando galões de água, mas tava dando muito trabalho. Mãe, aderi a torneira tambem... hahaaa Mas fica tranquila que nao senti nada.
Ah, agora também já tenho uma conta no banco. Quem quiser fazer doações é só me pedir o numero! rs.


Novidade: aprendi que sou o máximo na cozinha!!!!!! hahahah
Como sou chatinha pra comer, tive que pegar mas receitas na internet e tentar fazer algumas coisas diferentes. Elas ficaram ótimas!!!!!!! Tenho cozinhado todos os dias. Ontem, até torta de banana da mae eu fiz.


O mais legal é que a gente se fala pelo skipe e ela me passa a receita do dia!! Meu skipe é: fernanda.oliveira0211.

Espero que no próximo email eu conte que arrumei um emprego. Porque logo começo a procurar de qualquer coisa mesmo. Dizem que garçom aqui tira 1000 e poucos euros por mes. Ta bom demais!

To com muita saudades de todos.
beijos carinhosos, Fe.







Fernanda Oliveira
Notícias 2

Bom, depois da maratona em busca do apartamento, veio a via-sacra pela busca de emprego. Peguei um monte de oportunidade, que diziam ser para RP, mandei currículo, liguei, fui a entrevistas, tudo furada.... sabe o que eram? todas elas? Marketing. Mas especificamente, venda de produtos nas ruas. Teria que bater de porta em porta vendendo coisas. Como, se eu nem sei falar direito??

E quero alguma coisa em comunicação, pelo menos enquanto posso escolher. Não vejo a hora que comece logo minhas aulas. Eles tem um banco de estágios que é obrigatorio para todos os alunos. Entao, seria oportunidade de emprego na certa e na minha área. Passado esse tumulto de marketing na minha vida, tirei essa palavra das minhas pretençoes de trabalho e fui resolver outras coisas. Nossa documentacao aqui na Espanha. Primeiro tivemos que ser 'empadronados'.

A locatária do ap onde estamos tem que fornecer sua documentaçao, atestando que estamos vivendo em sua casa. Levamos tudo e depois ela teve que ir, pessoalmente, assinar. Com o empadronamento feito, podemos tirar um RG daqui, o NIE. Com ele, temos direito a fazer o que qualquer cidadao espanhol faz. Abrir conta no banco, financiar coisas, etc. Nao precisamos mais andar com nosso passaporte para cima e para baixo. Encontramos também uma academia da prefeitura, do lado de casa. Custa 25,00 euros o mes. Tem quadras, um salao com aparelhos de ginastica, piscinas cobertas para natacao.... Muito legal! Tenho ido quase todos os dias.

É engraçado mas, sinceramente, não achei que fosse sentir tanto estar longe de casa... mas nem tudo é festa. E estar sem trabalhar, não quer dizer tempo livre para bater perna. Até fizemos isso, mas muito pouco. O metrô, apesar de funcionar, nao é barato e gastamos muito com transporte. Entao, é até uma economia, sair para fazer algo util mesmo. Como ir a uma entrevista.

Sair à noite mesmo fomos poucas vezes tambem. Umas 3, desde que estamos aqui. Mas, quando começarem minhas aulas e arrumar um emprego ficará ótimo!!!!Já percebi muitas mudanças em mim. Modo como encaro certas coisas. Aquele papo de dar valor ao que se tem, apesar de clichê é muito verdadeiro. Sao as pequenas coisas que mais fazem falta. Existem momentos maravilhosos e outros que vc quer sair na rua, sozinha... mas ai penso: pra onde? rs. Nao moramos no centro, entao para tudo temos que pegar um metro. Mas vale! Aqui do lado de casa tem um cinema, que ainda nao fui, mas irei amanha!!

Amo todos, beijos

Fernanda Oliveira
Primeiras notícias

Oi pessoal!!!!!!!!!!!!

Não vou dizer que estou com saudades da oas porque é mentira. Mas que eu to com muitas saudades dos meus amigos que deixei ai, é a mais pura verdade!!!!!!!!!!!!!

Vim para a Espanha, mas a galera aqui em Barcelona usa apenas o catalão para escrever. Nos metros, cardapios, ruas... dificulta um pouco, mas na hora de falar é español mesmo!!!

Bom, nossa passagem por Paris foi demais!!! Juba, lembrei muito de vc! Só nao gritei seu nome e do Fábio porque sou uma menina comportada e fina... rs. A cidade é linda mesmo, mas como é cara, nao??? Jesus... Ainda não consegui parar de pensar em real, então tudo é três vezes mais... dá até desespero... mas logo eu desencano e passo a pedir caipirinhas por todos os bares!

E a minha comunicação em Paris... nao vou nem comentar, porque foi pra lá de ridícula... hahahah Eu falava MERCI para tudo, até quando não precisava. No final, eu já conseguia perguntar, em francês, se a pessoa falava inglês. Aí torcia para ela falar que não, pois continuava ridículo.

Os primeiros dias em Barcelona foram bem cansativos. A cidade é muito gostosa e chegamos no meio de uma festa regional, que chama MERCÉ! Todos as atrações turisticas estavam de graça e à noite têm shows por todas as praças da cidade. Por onde vc anda é uma lingua diferente que escuta. Hoje, segunda, aqui é feriado... tudo fecha e nada funciona. Ah, a siesta aqui é demais!!! Vai ser lindo dormir relaxar um pouco depois do almoço!!! Eles a cumprem rigorosamente. Até estrapolam um pouco. A gente procurava alguma coisa aberta às 16h e ainda tinham muitas fechadas!!

Desde que chegamos estamos buscando "una habitación". Um quarto dentro de apartamento que já moram outras pessoas. A cada visita eu ficava mais desesperada. A gente foi parar em cada cortiço que vcs não fazem ideia... Claro que depois de três dias me deu uma crise de choro que foi dificil... pensar em viver dessa maneira, para mim é muito complicado. Já vi que aprenderei muito com toda essa experiencia. Sou muito individualista e compartir vai ser algo necessário. Ontem, fechamos um!!!! Nao é um super mega quarto, mas o apartamento foi todo reformado e moram uma mulher com seu filinho de 2anos e uma amiga de uns 34 anos.

Para as meninas, preparem as piadas... eu e o Ro moraremos juntos. Estava muito dificil encontrar 2 habitaciones. A cozinha é toda equipada e o fogão é digital! O banheiro foge do padrão minusculo e dá para se movimentar com um pouco de tranquilidade. Aqui nao existe ducha, só chuveirinho... imaginem eu lavando essa moita, com um chuveirinho?? Nosso quarto tem uma janela grande, um armário bem espaçoso e novo! Acho que ficaremos bem! E claro, a ideia e encontrar um "piso" permanece. Um apartamento só para nós. Pequeno, mas que tenhamos mais tranquilidade.

Ainda não sei se o menininho chora à noite. Espero que não.
Minhas aulas comecam só em 20 de outubro e parece que chegar a facul será um pouco mais dificil do que eu imaginava... não tem metrô próximo. Vou ter que pegar um metrô e onibus. Porém, aqui vc compra um bilhete e ele é interligado a todos os transportes. Em um determinado período de tempo vc pode pegar um metro e onibus pagando apenas um!!!!

Ainda não tenho um telefone, mas logo precisarei de um para buscar emprego. Não vejo a hora de arrumar alguma coisa. Sei que com o começo da facul ficará mais facil, pois as oportunidades na universidades são muitas. Pelo menos, foi o que me falaram.

O bom é que para ligar para o brasil nao fica tao caro. Custa 0.12 centavos o minuto em um lugar que chama LOCUTÓRIO. Você entra e liga de um telefone comum. Quando atendem aperta um botao que comeca a contagem. Legal! É isso!!! As coisas vao melhorar e eu vou me adaptar logo!!!

Mandem notícias e sempre que eu conseguir, escreverei!
beijos a todos!

Fernanda Oliveira
Criaçao do Notícias

Engraçado dizer que pode ser falta de tempo, o fato de não escrever com a frequência que gostaria, já que até agora, sou uma desocupada.

Porém, penso que como ainda não estou 100% habituada, tradução, não tenho emprego, parece que as coisas ainda não estao no seu perfeito encaixe. Mas, logo estarão. Postarei então, os emails enviados até hoje para todos, como forma de atulizar os acontecimentos.

Boa!

Fernanda Oliveira
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››