INSA - miscelânea cultural!!!!

Preciso enviar o "Notícias 4". Pensei tanto em envia-lo contando que encontrei um emprego, que até agora, não o enviei, porque não encontrei nada. Estou oscilando entre ficar muito chateada e desencanar e continuar buscando. Encontrar oportunidades agora, eu até encontro.

Faço entrevistas quase todos os dias. Mas, me pedem visto de trabalho, que eu não tenho... A solução seria encontrar uma empresa para fazer estágio, e que essa empresa desse entrada a um documento que se chama, "Seguridad Social", para recolher impostos e firmar contratos. Todo mundo aqui me pede essa tal Seguridad Social, desde lojas à restaurantes.. não sei mais o que faço, já que mesmo querendo empregos mais simples, não consigo. Perdi vários eventos, coisa de um dia ou dois, mas mesmo assim, querem "los papeles". Agora passei a buscar apenas estagios. Vamos ver...

De resto tudo lindo! A galera do meu curso é muito legal! To adorando... parece que voltei aos corredores da Cásper. Queria muito poder juntar as duas turmas para um churras lá em casa... rs. Tivemos que firmar um grupo que será o mesmo até o final do curso. Estou eu, uma italiana, um portugues, uma galela e um chileno. Demais. Eles são ótimos! Ontem, fomos fazer um curta-metragem na casa da italiana que aproveitou e fez um belo jantar "a la nona"!!! Decidimos fazer o vídeo quadro-a-quadro, com fotos que depois serão filmadas... Armamos a maior zona, foi muito divertido. Esquecemos até que o metro fecha à meia noite e tivemos que voltar todos de taxi.



Bom, que virei uma cozinheira de primeira já contei, né? Quando voltar mostrarei meus novos dotes aos meus amigos do coração e família amada.

Sábado vou ao jogo do Español y Barça!!! Vou passar um frio que to até vendo.

Fernanda Oliveira quinta-feira, novembro 29, 2007
Nem tudo são flores em Barcelona...

Essa foi a notícia que mais me chocou aqui, desde que chegamos.

Uma moça, equatoriana de 17 anos de idade foi agredida po um jovem de 21 no trêm.
A menina recebeu socos e um chute no rosto, o rapaz que ainda lhe apertou um dos peitos e lhe xingava o tempo inteiro, com expressões de xenofobia. Tudo isso, falando ao celular.

A notícia foi matéria a semana inteira, mas agora, nada se ouve falar.

Alguns dias depois, Sergi Xavier, o agressor, foi encontrado nas ruas por jornalistas e disse apenas que estava bêbado. "Não consigo explicar". O agressor foi identificado graças às câmeras do trêm, que filmaram tudo.

Ainda hoje, está em liberdade.

Fernanda Oliveira domingo, novembro 18, 2007
Notícias 3

Oi pessoal!!!

Enfim, minhas aulas começaram! Foi muito interessante... uma experiência diferente. Primeiro porque fazer um mestrado em outra lingua está sendo mais um desafio. Sem falar que a sala tem muitos imigrantes. O que mais tem é Mexicano. São 5! Tem uma moça italiana, que veio prá cá sem falar uma palavra em espanhol... anda com o dicionario e quando conversamos com ela, ela pára, olha o dicionário e responde... rs. Ela tem bastante dificuldades nas aulas. Sábado tivemos aula de PhotoShop, que eu já conheço bem, entao fiquei ajudando ela. Precisa ver como ficou agradecida. Ela é toda maluquinha. Tem 23 anos, mas parece um menino roqueiro. Usa umas calças largas, tem o cabelo meio sujo e usa um tenis com umas caveiras hahahahahaha.

Disse que está adorando Barcelona, pois aqui as coisas sao mais liberais... e que na Itália tudo é muito diferente, por causa do Vaticano que impõe regras e controla tudo. Ontem, vimos uma campanha gay, feita em animação... gente, até eu fiquei chocada... rs. A menina estava roxa... hahahahaha Era homem transando com homem pra cima e pra baixo de todos os jeitos.. Depois ela veio me falar que na Italia isso nunca seria feito. Além desses tem mais uma venezoelana, colombiano e um chileno que é muito engraçado.

Bom, só conheci dois professores e um deles trabalha na Thompson. Uma agência de propaganda famosa no mundo todo. Os dois professores pediram para que a gente enviasse curriculo e pretenção de vagas. Para isso, usei este tempo de desempregada para terminar meu site. Penso que assim ficará mais fácil encontrar emprego bom e na minha área!

Acessem e me digam o que acharam: www.fernanda.ppg.br Tá novinho!!! Acabei de fazer hoje!!! E tem ainda a versão em castellano que me deu um trabalhao para fazer. E por sinal, nem sei se tem erros... Vou confessar que esse tempo todo sem trabalho têm me deixado um pouco desanimada... Fiquei triste esses dias.. mas já estou melhor! O Rodrigo conseguiu emprego em uma agencia de publicidade. A comparaçao e a vontade de conseguir também, junto com o fato que eu fico sozinha em um apartamento o dia todo, me desanimaram mesmo. Mas, tenho que pensar que tudo tem seu tempo e que eu estava produzindo meu site que será muito util para minha carreira. E economizei tambem, um desses, por baixo custa uns 3.000,00 reais.

Este final-de-semana fomos ao Circuito da Catalunya! Para quem gosta de fórmula 1 acharia demais. Vimos diversas apresentações de meia hora. Primeiro carros de corrida antigos da Renault, depois Fórmula 1, Formula 2 e outras. Foi legal, mas eu tive a certeza que NUNCA pagaria para ir a um autódromo. Fomos de graça. O Rodrigo ganhou os ingressos na saída do metrô. Segue a foto para vcs verem.

Nós passeamos apenas nos finais de semana mesmo. Mas, mesmo assim deu para perceber algumas coisas da cidade. O que mais me espantou até agora foi o desperdício de água.
As Ramblas, são LAVADAS todas as madrugadas. Sim, lavadas. Passa um carrinho muito eficiente que recolhe o lixo do chão e logo atrás vem um funcionário da limpeza pública com seu imenso jato de água limpída para lavar muitos metros de rua.
E isso acontece TODAS as madrugadas. Nao é um evento esporádico. Sempre que vejo a cena nao consigo deixar de ficar indignada. Sem falar que encontrar um bebedouro nas ruas, ou em parques aqui é uma tarefa bem dificil. E o hábito que as pessoas têm de tomarem água da torneira? Dizem que é limpinha. rs.


Eu comecei comprando galões de água, mas tava dando muito trabalho. Mãe, aderi a torneira tambem... hahaaa Mas fica tranquila que nao senti nada.
Ah, agora também já tenho uma conta no banco. Quem quiser fazer doações é só me pedir o numero! rs.


Novidade: aprendi que sou o máximo na cozinha!!!!!! hahahah
Como sou chatinha pra comer, tive que pegar mas receitas na internet e tentar fazer algumas coisas diferentes. Elas ficaram ótimas!!!!!!! Tenho cozinhado todos os dias. Ontem, até torta de banana da mae eu fiz.


O mais legal é que a gente se fala pelo skipe e ela me passa a receita do dia!! Meu skipe é: fernanda.oliveira0211.

Espero que no próximo email eu conte que arrumei um emprego. Porque logo começo a procurar de qualquer coisa mesmo. Dizem que garçom aqui tira 1000 e poucos euros por mes. Ta bom demais!

To com muita saudades de todos.
beijos carinhosos, Fe.







Fernanda Oliveira
Notícias 2

Bom, depois da maratona em busca do apartamento, veio a via-sacra pela busca de emprego. Peguei um monte de oportunidade, que diziam ser para RP, mandei currículo, liguei, fui a entrevistas, tudo furada.... sabe o que eram? todas elas? Marketing. Mas especificamente, venda de produtos nas ruas. Teria que bater de porta em porta vendendo coisas. Como, se eu nem sei falar direito??

E quero alguma coisa em comunicação, pelo menos enquanto posso escolher. Não vejo a hora que comece logo minhas aulas. Eles tem um banco de estágios que é obrigatorio para todos os alunos. Entao, seria oportunidade de emprego na certa e na minha área. Passado esse tumulto de marketing na minha vida, tirei essa palavra das minhas pretençoes de trabalho e fui resolver outras coisas. Nossa documentacao aqui na Espanha. Primeiro tivemos que ser 'empadronados'.

A locatária do ap onde estamos tem que fornecer sua documentaçao, atestando que estamos vivendo em sua casa. Levamos tudo e depois ela teve que ir, pessoalmente, assinar. Com o empadronamento feito, podemos tirar um RG daqui, o NIE. Com ele, temos direito a fazer o que qualquer cidadao espanhol faz. Abrir conta no banco, financiar coisas, etc. Nao precisamos mais andar com nosso passaporte para cima e para baixo. Encontramos também uma academia da prefeitura, do lado de casa. Custa 25,00 euros o mes. Tem quadras, um salao com aparelhos de ginastica, piscinas cobertas para natacao.... Muito legal! Tenho ido quase todos os dias.

É engraçado mas, sinceramente, não achei que fosse sentir tanto estar longe de casa... mas nem tudo é festa. E estar sem trabalhar, não quer dizer tempo livre para bater perna. Até fizemos isso, mas muito pouco. O metrô, apesar de funcionar, nao é barato e gastamos muito com transporte. Entao, é até uma economia, sair para fazer algo util mesmo. Como ir a uma entrevista.

Sair à noite mesmo fomos poucas vezes tambem. Umas 3, desde que estamos aqui. Mas, quando começarem minhas aulas e arrumar um emprego ficará ótimo!!!!Já percebi muitas mudanças em mim. Modo como encaro certas coisas. Aquele papo de dar valor ao que se tem, apesar de clichê é muito verdadeiro. Sao as pequenas coisas que mais fazem falta. Existem momentos maravilhosos e outros que vc quer sair na rua, sozinha... mas ai penso: pra onde? rs. Nao moramos no centro, entao para tudo temos que pegar um metro. Mas vale! Aqui do lado de casa tem um cinema, que ainda nao fui, mas irei amanha!!

Amo todos, beijos

Fernanda Oliveira
Primeiras notícias

Oi pessoal!!!!!!!!!!!!

Não vou dizer que estou com saudades da oas porque é mentira. Mas que eu to com muitas saudades dos meus amigos que deixei ai, é a mais pura verdade!!!!!!!!!!!!!

Vim para a Espanha, mas a galera aqui em Barcelona usa apenas o catalão para escrever. Nos metros, cardapios, ruas... dificulta um pouco, mas na hora de falar é español mesmo!!!

Bom, nossa passagem por Paris foi demais!!! Juba, lembrei muito de vc! Só nao gritei seu nome e do Fábio porque sou uma menina comportada e fina... rs. A cidade é linda mesmo, mas como é cara, nao??? Jesus... Ainda não consegui parar de pensar em real, então tudo é três vezes mais... dá até desespero... mas logo eu desencano e passo a pedir caipirinhas por todos os bares!

E a minha comunicação em Paris... nao vou nem comentar, porque foi pra lá de ridícula... hahahah Eu falava MERCI para tudo, até quando não precisava. No final, eu já conseguia perguntar, em francês, se a pessoa falava inglês. Aí torcia para ela falar que não, pois continuava ridículo.

Os primeiros dias em Barcelona foram bem cansativos. A cidade é muito gostosa e chegamos no meio de uma festa regional, que chama MERCÉ! Todos as atrações turisticas estavam de graça e à noite têm shows por todas as praças da cidade. Por onde vc anda é uma lingua diferente que escuta. Hoje, segunda, aqui é feriado... tudo fecha e nada funciona. Ah, a siesta aqui é demais!!! Vai ser lindo dormir relaxar um pouco depois do almoço!!! Eles a cumprem rigorosamente. Até estrapolam um pouco. A gente procurava alguma coisa aberta às 16h e ainda tinham muitas fechadas!!

Desde que chegamos estamos buscando "una habitación". Um quarto dentro de apartamento que já moram outras pessoas. A cada visita eu ficava mais desesperada. A gente foi parar em cada cortiço que vcs não fazem ideia... Claro que depois de três dias me deu uma crise de choro que foi dificil... pensar em viver dessa maneira, para mim é muito complicado. Já vi que aprenderei muito com toda essa experiencia. Sou muito individualista e compartir vai ser algo necessário. Ontem, fechamos um!!!! Nao é um super mega quarto, mas o apartamento foi todo reformado e moram uma mulher com seu filinho de 2anos e uma amiga de uns 34 anos.

Para as meninas, preparem as piadas... eu e o Ro moraremos juntos. Estava muito dificil encontrar 2 habitaciones. A cozinha é toda equipada e o fogão é digital! O banheiro foge do padrão minusculo e dá para se movimentar com um pouco de tranquilidade. Aqui nao existe ducha, só chuveirinho... imaginem eu lavando essa moita, com um chuveirinho?? Nosso quarto tem uma janela grande, um armário bem espaçoso e novo! Acho que ficaremos bem! E claro, a ideia e encontrar um "piso" permanece. Um apartamento só para nós. Pequeno, mas que tenhamos mais tranquilidade.

Ainda não sei se o menininho chora à noite. Espero que não.
Minhas aulas comecam só em 20 de outubro e parece que chegar a facul será um pouco mais dificil do que eu imaginava... não tem metrô próximo. Vou ter que pegar um metrô e onibus. Porém, aqui vc compra um bilhete e ele é interligado a todos os transportes. Em um determinado período de tempo vc pode pegar um metro e onibus pagando apenas um!!!!

Ainda não tenho um telefone, mas logo precisarei de um para buscar emprego. Não vejo a hora de arrumar alguma coisa. Sei que com o começo da facul ficará mais facil, pois as oportunidades na universidades são muitas. Pelo menos, foi o que me falaram.

O bom é que para ligar para o brasil nao fica tao caro. Custa 0.12 centavos o minuto em um lugar que chama LOCUTÓRIO. Você entra e liga de um telefone comum. Quando atendem aperta um botao que comeca a contagem. Legal! É isso!!! As coisas vao melhorar e eu vou me adaptar logo!!!

Mandem notícias e sempre que eu conseguir, escreverei!
beijos a todos!

Fernanda Oliveira
Criaçao do Notícias

Engraçado dizer que pode ser falta de tempo, o fato de não escrever com a frequência que gostaria, já que até agora, sou uma desocupada.

Porém, penso que como ainda não estou 100% habituada, tradução, não tenho emprego, parece que as coisas ainda não estao no seu perfeito encaixe. Mas, logo estarão. Postarei então, os emails enviados até hoje para todos, como forma de atulizar os acontecimentos.

Boa!

Fernanda Oliveira
Barcelona

Cheguei em Barcelona sozinha, no Aeroporto El Plat. Foi tudo muito tranquilo e sossegado.

O Rô havia saído de Paris bem antes que eu... mas quando chego a esteira para pegar as minhas bagagens, ele está lá. Seu voô atrasou bastante e por isso, acabamos nos encontrando!

A primeira impressão de Barcelona é como se estivesse vendo qualquer outra cidade... muitos caros, trânsito, vias enormes...

Quando o taxi se aproxima do centro da cidade podemos notar a diferença. O primeiro lugar em que ficamos hospedados era muito próximo a Sagrada Família. Chama-se Sant Jordi. O quarto era minusculo, com uma beliche, já que tinhamos escolhidos um quarto misto e nao para casal, pois saia mais barato!

As coisas ficaram dentro das minhas malas, fechadas. Usava apenas as mesmas roupas, que estavam separadas na mochila de mão. As coisas do Rô ainda estavam na casa do Norton. Adoramos o bairro da Sagrada, tem de tudo! Locutório (land house para nós), supermercados, fruteria, farmácia, livraria... completo!

Os primeiros dias foram reservados para a busca de uma habitación. Tarefa bem dificil. Buscamos na internet, ligamos, agendamos e vamos visitar. Não tem outro jeito. Ficaríamos neste albergue por 3 dias, no final de semana iríamos para outro e depois voltaríamos para o Sant Jordi para mais 2 dias. Tudo isso porque demoramos para procurar e fechar onde ficaríamos e não tinha mais datas livres e na sequência.

Nesses dias de busca por habitación vimos muita coisa... que agora, com certeza, damos risadas... As pessoas vivem de cada jeito que nao consigo entender como conseguem. E estao assim há anos, e parecem felizes e satisfeitas... talvez um pouco acomodadas.

Visitamos a Sagrada por fora. Até hoje não entramos dentro da igreja. Linda!! Acho que foi o único turismo que fizemos nesses primeiros dias... só queríamos saber de encontrar um lugar para ficar. Pagar albergue sai muito mais caro.

Chegou o dia de sairmos do Sant Jordi e irmos para o BCN Loft. Consegui com o argentino do albergue deixar minhas malas grandes no albergue, já que iriamos voltar. Tive que pagar, mas valeu a pena. Carregar as malas, mesmo sendo as de mão é dureza. Neste dia, não conseguimos tomar café da manhã, pois acordamos tarde e só deu tempo de desoculpar o quarto.

Compramos pão, frios e iogurte no mercado. Super chique a gente tomando na garrafa, no meio da rua. Estávamos com fome... precisávamos comer. Sentamos, agradavelmente, em um parquinho em frente a Sagrada. Estávamos preparados para sacar o pão e os frios para comermos alí mesmo, quando chega uma excurssão e param bem na nossa frente. Essa cena foi hilária. Nós dois sentados em um banco, em uma praça e uma multidão nos cerca, como se nós fossemos a atração. Não é exagero, estávamos cercados de turistas, que pararam para ver a Sagrada, do outro lado do lago.

Bom, guardamos as coisas, demos risadas, até porque era a única coisa que poderíamos fazer. Esperamos. Enfim, a tropa se dissipou. Nos preparamos de novo para o tão esperado café da manhã, quando de repente, outro grupo de turistas...e eles param onde? Na nossa frente, claro!

Não conseguia parar de rir. Aquelas minhas crises de bobeirite que nem eu sei explicar, tão pouco consigo me controlar.

Desistimos de tomar café e fomos embora.

Fernanda Oliveira sexta-feira, outubro 19, 2007
Segundo dia

Fiquei tanto tempo sem escrever... querendo escrever da maneira mais completa e perfeita, que agora, se passaram 2 meses e eu nao me lembro de mais nada. "O ótimo é inimigo do bom".

Saimos cedo, conforme planejamos no dia anterior, já esse era o nosso ultimo dia em Paris. Fomos direto para a Torre, pois queriamos conhece-la. Claro.. estávamos em Paris e não iriamos ver a Torre. Bom, chegamos lá e descobrimos que se pode subir na torre, com um elevador que te leva até o topo!

Pedimos a parada mais alta. E la estava... um frio de trincar os ossos. Mas, valeu muito a pena. Consegue-se ver Paris inteira lá de cima. Incrível.

Tirando a quantidade de filas, e o tamanho delas, foi tudo bem tranquilo.

Quando descemos, pegaríamos um barquinho que percorre todo o rio Sena e seus pontos turísticos famosos. Estávamos com muita fome, pois já era tarde e nao haviamos almoçado. Optamos por um crepe, ao pé da torre. Na fila, conhecemos um brasileiro muito simpático, que minutos depois tiraria nossa primeira foto na Europa!!!


Já era final do dia, quando saltamos na parada perto do Luvre. O lugar, por si só, já é impressionante. Não sei explicar, mas é algo misterioso que não te passa receio e sim alegria de poder estar ali. Lá, precisávamos de outra foto... estava um por-do-sol maravilhoso.


Um casal japonês foi a próxima "vítima". Como estamos sem máquina fotográfica, o Ro pede, educadamente, para a pessoa tirar uma foto nossa e enviar por email, entregando assim, seu cartao pessoal. Vexame total, mas que tem funcionado muito bem. Isso mesmo, "tem funcionado", pois já se passaram 2 meses e nós, ainda, não temos máquinas, porém, continuamos conquistando algumas!!!

Depois de um dia bem cansativo, nao lembro se comemos de novo, mas provavelmente sim... o que?? nao me lembro... Dormimos. O Ro pegaria o avião no dia seguinte de manhã e eu à tarde. Paris, linda de verdade.

Fernanda Oliveira quinta-feira, outubro 18, 2007
Caminhando por Paris




Acordamos cedo, para poder conhecer a Cidade Luz!

Nos faltava ver os principais pontos turísticos: Louvre, Torre, Rio Sena, entre outros.

Caminhamos muito durante todo o dia, mas valeu a pena.
Conhecemos tudo e mais um pouco!!


As únicas fotos que temos desta cidade, que é linda de morrer, apesar de cara, foram tiradas por um brasileiro muito simpático que conhecemos na fila do crepe, logo depois de descer da torre.

Valeu muito a pena!!!!!!

Fernanda Oliveira
Paris

Paris é uma cidade linda!!

Quando todos falam que é maravilhosa, não é mentira.
Nada de exageros.

A Champs Elisé é uma Paulista chique, maior e mais organizada. Um pouco de exagero.

Bom, cheguei sozinha a Paris, desembarcando pelo Charles De Gaul e falando apenas Merci em francês. O inglês? Péssimo, mas valeu! Consegui passar pela imigração e explicar que ficaria em Paris apenas 2 dias e que meu destino final seria Barcelona, para estudar por um ano. Foi mais fácil do que no avião. Minhas passagens foram compradas pela Air France, conclusão, todos os comissários e aeromoças só falavam francês. Para mim, podiam ser um pouco mais flexíveis já que o voô saiu de São Paulo.

Fiquei com uma impressão horrível, o que me deixou tensa. Todos dizem que na França ninguém te dá atenção se não fala francês. Parcialmente verdade. Até que as pessoas foram simpáticas.

Peguei um taxi que me levou até o hotel que tinhamos reservado do Brasil, Voltarie.

Um hotel bem simples, mas que tinha uma cama de casal e um banheiro dentro do quarto. Além disso, a recepcionista falava espanhol. Melhorou muito a situação! O Rô chegaria no mesmo dia, porém mais tarde. Ele tinha chegado a Barcelona um dia antes e dormido uma noite na casa de um amigo que conhecia apenas por email, o Norton.

No dia seguinte, pegaria um avião e iria me encontrar em Paris!

Depois de acomodar minhas 2 malas gigantes na parte de baixo do hotel, subi, tomei banho, me arrumei e tentei descansar um pouco. Depois fui procurar alguma coisa para comer.

Estava em uma lanchonete que ficava do outro lado da rua. Só deu tempo de pedir um sanduiche em um baguete duro com queijo frio, quando vi o Rô entrando no hotel, do outro lado da rua. Pedi um momento ao moço que estava me atendendo e fui ao seu encontro. Ele trazia flores para mim! Lindo!! Flores em Paris.

Ele me acompanhou no sanduba ruim de doer. Depois iriamos descobrir que só servem neste tipo de pão. A coisa mais sem graça que já vi. Comecei a sonhar com um queijo branco quente, em um pão francês... To sonhando com isso até hoje.

Na saída da lanchonete, o Rô fez amizade com um mendigo sentado na entrada, tomando um balde de cerveja. "A cerveja dos meus sonhos", disse o Rô adimirando a caneca.

Saimos para andar de metrô e conhecer a cidade. O hotel fica na estação Charone.
Compramos bilhetes de um dia, achando que durariam 24 horas, quando na verdade, acabavam à meia noite do mesmo dia da compra. Aprendemos.

Fomos até a Praça da Republica, quando começou a chover. Entramos embaixo de uma tenda de crepes e perguntamos sobre onde poderiamos comprar guardas-chuva. Fomos correndo até a loja que ficava do outro lado da rua e compramos 2. Depois fomos descobrir que custaram muito caro, 6 euros. Aqui em Barcelona encontramos por 4 e dos grandes. Mas, como em Paris tudo é muito caro, com o guarda-chuva nao poderia ser diferente.

Voltamos em uma ventania tamanha que foi o suficiente para que o guarda-chuva do Rô quase rasgasse.

Passamos por uma praça, com um peixe grande, com formato de dragão. Ficava em uma lado esverdeado, soltando água pela boca. Entramos de novo no metrô e fomos conhecer a estação Gare du Nord. Tinhamos visto uma imagem desta estação em um livro da Aliança Francesa.

Encontramos as linhas do TGV e outras. Saimos em busca de um restaurante. Paramos em frente a um italiano que tinha uma pizza que parecia estar ótima, por 10 euros. Beleza! Depois de um pouco de conversa, descobrimos que a pizza era um brotinho... levantamos e saimos para a Notre Dame. Comer? Prá que?

Vimos a igreja e como é linda! Perguntamos a um guarda para que lado ficava a Torre Eifell, que de longe estávamos vendo toda ilumida e piscando, linda!

Caminhamos até o afluente do Rio Sena, até a Ponte Neuf (ponte Nove). Paramos em frente a vitrine de um restaurante e entramos para comer um omelete de queijo e cogumelos. Delícia! Para acompanhar, pedimos um pedaço de queijo camembair e vinho rosé! Tres chiq!

Depois de sermos atendidos por um português simpático que estava na França há 20 anos, saimos do restaurante e fomos em direção ao nosso hotel. A Torre estava muito longe, e mesmo que agora estivessemos saciados, estávamos muito cansados para tentar chegar até lá.

Dormimos tranquilos depois do nosso primeiro dia em Paris!

Fernanda Oliveira
Faltam duas semanas

Duas semanas.

Chega a ser inacreditável. É esse o problema de se programar com anos de antecedência. Você, literalmente, têm noção de tempo.

Na verdade, passa até um período sem lembrar, pois você precisa viver também. Planejar é bom, mas não se pode esquecer do presente. E eu vivi bem feliz!!

Foram muitas as festas na faculdade, os Jucas. Tiveram os Cabeções, os oas, os Casperianos, o título de "Mis Corredor", mas teve também o trabalho sério. A estagiária de RH virou a responsável pela área de comunicação. Enfim, uma RP de verdade!

E como aprendi. Ganhei amigos de verdade. E com eles mais festas, mais viagens, mais conselhos e conversas.

Preciso confessar que em alguns momentos achei que não iria conseguir largar tudo. Foi dificil chegar até aqui. Mas eu não podia abandonar a idéia. Eu mesma a criei.

Algumas novidades surgiram pelo caminho e mudaram um pouco a cor do planejamento. Para melhor. Ele está muito mais colorido e alegre. Diria que tem mais cor-de-rosa do que o idependente amarelo, "eu posso tudo sozinha"....

Mais um aprendizado para a senhora "dona do seu nariz". Nem sempre as coisas saem como tinhamos imaginado. Mas isso não quer dizer que não seja bom! Dividir, ceder, entender, aceitar... Palavras que exercitei na vida social, como qualquer cidadã educada, mas fugi delas na vida pessoal. Sempre chega a hora.

Uma nova fase começa cheia de surpesas e incertezas.
A dois!!!!

Fernanda Oliveira segunda-feira, setembro 03, 2007
Ócio Criativo

Não vejo a hora de exercita-lo bastanteeeeeeeeeeee.

Quero tempo livre, quero poder de escolha, quero aproveitar...
O ócio para crescer, criar, trabalhar.
O ócio criativo, inspirador, motivador, desbravador, despretencioso... ou nem tanto assim, ne?

Faltava tanto, agora falta tão pouco.

Fernanda Oliveira quarta-feira, maio 02, 2007
Pinacoteca

Um passeio no sábado à tarde pela Pinacoteca do Estado de São Paulo.

"Em 1895, Francisco de Paula Ramos de Azevedo assume o comando da construção do Liceu. Angaria cem contos de réis, verba aprovada pela Assembléia Legislativa, e com ela ganha uma área do Parque da Luz.
O edifício da Pinacoteca foi construído de 1897 a 1900. O propósito original era ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios, uma idéia de Leôncio de Carvalho. Em 1901, o edifício em estilo neo-renascentista italiano passou a abrigar também a Pinacoteca do Estado. Em 1905, é inaugurada como sendo o primeiro museu de arte de toda a cidade de São Paulo."

"O prédio da Estação Pinacoteca foi sede do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) entre 1949 e 1983. Foi construído, porém, para servir de armazém da Companhia Sorocabana em 1914. Em 2002, o também arquiteto Haron Cohen realizou a restauração que transformou o edifício em Estação Pinacoteca, aberto para o público dois anos depois."

"DOPS significa Departamento de Ordem Política e Social.
Foi um órgão repressivo do governo brasileiro durante o regime militar.

Hoje, o DOPS ainda existe em alguns estados e no âmbito da Polícia Federal. No passado, o DOPS da Polícia Federal tinha dentre outras atribuções a de censurar os meios de comunicação. Hoje, dentre outras, mantém o controle das armas de fogo e munições de propriedade particular de civis, como a apuração de crimes praticados dentro do Cais do Portos em toda a costa brasileira e a Segurança de Autoridades e representantes de estados quando em visita oficial ao território brasileiro."

Um entre outros órgãos mantidos no período da Ditadura para controlar a população.
Controlar, aterrorizar e censurar uma população no auge do seu movimento cultural e político.

Fernanda Oliveira sábado, abril 21, 2007
O Cheiro do Ralo





O cinema nacional clama por reconhecimento, patrocínio e prestígio.

Temos grandes profissionais, atores, roteiristas, diretores. Imagino que a questão “investimento” deva podar grandes sucessos. Porém, a boa vontade, a credibilidade, o profissionalismo conseguem transpor essa pequena barreira.

É o caso de “O Cheiro do Ralo”. Baseado no livro do cartunista Lourenço Mutarelli, o filme dirigido por Marçal Aquino e protagonizado por Selton Mello custo pouco mais de R$ 300 mil reais.

No começo me chamou atenção o figurino, a fotografia, o cenário de uma São Paulo castigada pelo tempo, esquecida pelo governo e que castiga a todos que nela moram.

Dois elementos são o foco do filme, o fedor que vem do ralo do banheiro e, a importância nacional, a bunda da mulher brasileira!

O filme ganhou alguns prêmios, como o merecido “melhor ator” a Selton Mello no Festival do Rio 2006 e outro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, também no final de 2006 quando recebeu o prêmio de melhor filme e menção honrosa a todo o elenco.

Este, sinceramente, não consegui entender.

Com o desenrolar do filme me senti perturbada. Não pelo o que o filme quer perturbar: a ignorância e indiferença como a personagem de Selton trata seus possíveis clientes, o valor dado por ele a cada objeto, a menina viciada que vende coisas casa para conseguir dinheiro para comprar mais drogas...

Fiquei perturbada pelo mal gosto. Pela importância dada às coisas e a falta de mensagem do filme. Li muitas críticas positivas sobre ele, mas não consigo analisa-lo dessa maneira.

Fernanda Oliveira segunda-feira, abril 16, 2007
Quero entender

Quero entender um monte de coisa ao mesmo tempo, agora.
Pra que entender? Entender o que?
Preciso parar com isso... Como é que faz? Não sei... Preciso aprender...
Aprender a parar de pensar um pouco...
Parar de ficar analisando todas as atitudes, movimentos...
Idealizo muito, gero muitas expectativas e, claro, me frustro com as histórias que eu mesma crio sem que elas, se quer, virem realidade.


Ao menos experimentei o doce sabor da tranquilidade... Do viver sem questionar, ao menos por algumas semanas... Ou melhor, alguns dias...
Queria sempre me sentir assim. E ainda tem gente que diz que sim, vive dessa maneira. Será verdade? Se for, grandes felizardos. Grande sabedoria dos que conseguem entender tudo isso e viver assim, leve.

Me proteger talvez fosse a melhor opção... Mas sempre fico com a sensação de poder dar mais e receber mais... E muitas vezes não tenho, não dou.


Queria poder ser um pouco mais inconsequênte, pensar menos... mas eu preciso e gosto de transformar em palavras o que sinto, o que penso. Isso organiza um pouco as idéias.

"Evitar a felicidade com medo de que ela acabe, é o melhor meio de se tornar infeliz." (Albert Einstein)

Fernanda Oliveira terça-feira, março 27, 2007
Ê saudades...

Pata, que saudades de vc...
Nossa... isso porque nem faz tanto tempo.


Hoje recebi as fotos da sua despedida e como você não deu a mínima bola para o blog que fizemos, posto aqui mesmo!!! Te amo, Pequena! Se cuida e saiba que eu fico aqui só torcendo para que tudo dê certo e que você seja sempre muito feliz!
Te amo.


Fernanda Oliveira segunda-feira, março 26, 2007
À Pequena...

Alguns dias depois da viagem da minha irmã... um e-mail:

Pequenaaaaaaaaa,
Hoje vim dirigindo do trabalho para casa, feliz da vida, tranquila... só pensando coisas boas que estão acontecendo com a gente... me lembrei muito de vc... gritando dentro do carro neste viaduto, feliz! Feliz apenas por sentir o vento, ver o sol, feliz apenas por ser vc e sentindo a alegria que vêm junto com essa pessoa maravilhosa que é.
Pata, vc me ensinou tanto. Principalmente nas pequenas coisas... nas mais simples.... as mais importantes.


Tomei banho pensando em vc. Chamando vc de PEQUENA... não sei onde, . A pequena-gigante. Gigante de coração, de tamanho, mas sempre a pequena irmãzinha, a mais nova, a que pede proteção.
A mãe me contou que você chorou fazendo a prova de inglês... vou confessar que cortou meu coração. Se eu pudesse não permitiria que vc se sentisse assim... aflita. Se eu pudesse, passaria por todos os momentos de angustia no seu lugar e deixaria vc sentir só o que tem de bom... só o prazer de conhecer um lugar maravilhoso, o prazer de aprender um monte de coisas novas.... o prazer de realizar um sonho.

Mas, hermana, não dá. Juro, com todo o meu coração, que se pudesse eu estaria ai te protegendo de tudo isso. Te falando que tudo vai passar, que vc é capaz e que vai aprender! Estaria ai pra te dar um abraço bem gostoso, ou te perturbando naqueles meus momentos que sempre começam com a maior "fioteza" e acabam aos prantos, por nada.
Me jogaria agora em cima de você na cama, não deixando vc assistir às chatices na TV, te enchendo de beijos e não reclamaria de ouvir vc me chamar de chata e me mandando sair.... rs.
Se eu tivesse ai, eu seguraria sua mão até para atravessar a rua, e acredite, faria um belo macarrão com atum (especialidade máster!!) para que vc pare de comer lanche e coma uma comidinha "a la mama".
Isso é importante Pata, comer COMIDA. Vc nunca foi de lanches... sei que gosta mesmo de um belo prato de arroz e feijão - se tiver banana então, fantástico!
Hermana, se cuida! Por favor!


Eu sinto muito a sua falta, mas não tenho me preocupado tanto com vc como pensava que iria. São aquelas minhas certezas que eu não sei de onde vêm... apenas sinto que tudo vai dar certo!
Vc sabe que tem a sua casa, a sua família e que estaremos aqui para quando precisar voltar! Sei também que grande parte desse seu "desespero" na hora da prova é por toda a cobrança que está fazendo a si mesma por causa do dinheiro.... Pata, dinheiro a gente ganha pra gastar... ele serve só para uma coisa: NOS DAR PRAZER!!

Se vc curtir essa viagem, aproveitar com alegria tudo o que ela te proporcionar, o investimento já valeu à pena. Não fique sofrendo por ele. Na verdade ele já nem existe mais... já foi com vc para o outro lado do mundo.... E retornará em benefícios em VC... falando inglês ou não...
não se cobre tanto... relaxe.
Vc sabe que te amamos muito. estou aqui enrolando e escrevendo essa bíblia para ver se te pego no Skype, mas tá dureza.


Agora, vc tá frita. A única coisa que posso fazer para vc é escrever... e prepare-se para receber muitos, todos os dias... sem faltar nenhum. Queria fazer mais... queria falar com vc, ver vc mesmo que pela câmera.... mas por enquanto... só posso mandar emails e deixa-la um pouco mais perto de nós... me sentir um pouco mais perto de vc.
Te amo, .


PS: escrevi tanto que o assunto do email eu não falei. Segue uma foto da princesa e do ursão para vc. A mãe que escolheu... tá se achando linda na foto... hahahahaha... ela tá linda mesmo. Ela é linda!!! beijocas

Fernanda Oliveira quinta-feira, março 22, 2007
...

Uma semana cheia de novidades para a dupla de irmãs...
O visto da Pati saiu ontem. Ficou feliz da vida... também pudera, faltando uma semana para a viagem já paga e já demitida, era o que todos esperavámos.

Fernanda Oliveira quinta-feira, março 08, 2007
Cética?

Nunca imaginei que fazer um mapa astral fosse uma experiência tão intensa...

Fico lutando contra minha visão sobre as coisas, mas no fundo meu ceticismo vem mesmo de uma eterna busca pelo porquê das coisas. A definição assim fica mais simples, cética, pronto. Porém, percebi que não sou simplesmente assim e é melhor aceitar isso...

Em que momento da minha vida decidi que era cética? Talvez no momento em que percebi que minha cabeça estava bagunçada demais, buscando respostas e apenas uma crença. A imposição social de RELIGIÃO prejudicou ainda mais todo o discernimento que eu poderia ter tido diante da situação.

Acreditar em um pouco de cada, nas coisas boas, misturar, miscigenizar... o que há de mal nisso? Preciso ter uma resposta específica para a pergunta: qual a sua religião? Hoje penso que não. Como também não preciso seguir os cultos nos quais não me sinto bem... Não preciso fingir para os outros coisas que não sou para que eles se sintam falsamente alegres.

Já tinha descoberto isso e confesso que ficou bem mais simples e tranquilo.

A gente amadurece, sofre, mas compreende as coisas com o passar do tempo. Ou pelo menos tenta compreender.

O fato é que adorei fazer o mapa e confesso que algumas coisas ditas, mesmo que nao sejam verdades, acalmaram muitas das minhas idagações.

Foi extremamente interessante e oportuno.

Fernanda Oliveira segunda-feira, março 05, 2007
Seja um Idiota

Hoje reli um texto que dizem ter sido escrito por Jabor.
Gosto muito dele e gosto ainda mais deste texto: Seja um Idiota.

Entre outras coisas fala sobre como a vida é um caos e que pioramos a situação quando somos chatos, sérios demais...

Preciso lembrar dele mais vezes..


"...Pule corda! Adultos podem (e devem) contar piadas, passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte. Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que realmente são: passageiras. Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir...
Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração!..."


Outra coisa que não posso esquecer, nunca: tudo é passageiro...

Fernanda Oliveira quarta-feira, fevereiro 28, 2007
Carnaval

Depois de um feriado agitado, ao som de muito axé, um carnaval tranquilo e em família.
Fazia muito tempo que não me permitia ficar assim, sem absolutamente nada pra fazer, sem lugares para ir, sem amigas para sair... Só relaxando, ao lado daqueles que mais amo.

Pequeno Príncipe


Tio muito especial


Fernanda Oliveira quinta-feira, fevereiro 22, 2007
Casamento na Bahia...

... de dia é assim...



... à noite, assim:



ao som do Olodum!!!! Fantástico!
27/01 - Juba, seja muito feliz.

Fernanda Oliveira sexta-feira, fevereiro 09, 2007
Bahia

We Are The World Of Carnaval
Asa de Águia

Ah! Que bom você chegou
Bem vindo a Salvador
Coração do Brasil
Vem, você vai conhecer
A cidade de luz e prazer
Correndo atrás do trio
Vai compreender que o baiano é
Um povo a mais de mil
Que ele tem Deus no seu coração
E o Diabo no quadril

We are Carnaval
We are
We are folia
We are
We are the world of Carnaval
We are Bahia

Fernanda Oliveira quarta-feira, janeiro 31, 2007
Como fazer?

Depois de 3 dias de Festival de Verão em Salvador e o casamento de uma querida amiga, o dia da volta.

Por que um instante pode mudar tudo?
Uma palavra não dita, ou dita na hora errada, faz toda a diferença.
Difícil. E a conversa então, horrível. Eu prefiro pular essas partes, pular direto para o resto bom. O resto tranquilo, engraçado, apaixonado.
Nem tudo é como a gente quer e esses desabores são praticamente inevitáveis, eu acho.
Mas precisa ser no último momento? Para ficar a incerteza, a angústia, o mau gosto. Foram tantas as boas sensações, por que ficar com a última?
Também queria ser "leve" o tempo todo, mas penso que nunca fui assim. To sempre pensando, tirando conclusões, imaginando...
Posso tentar melhorar, mas no momento, é isso que tenho a oferecer.
Nem acho que seja pouco.
Só não perfeito.

Fernanda Oliveira segunda-feira, janeiro 29, 2007
Começo de 2007...

Espero que este ano seja tão importante como desejamos.

À patota sempre unida, uma mensagem:

Amigas queridas do meu coração...
Como estou com saudades de vcs.......

Espero que as festas tenham sido boas!! Desejo, do fundo do meu coração, que este ano fiquemos ainda mais próximas, mais companheiras e que as festas venham alegrar as nossas vidas.

Que os homens que tiverem o privilégio de passar por elas, mereçam cada minuto ao nosso lado e que nos dêem muito prazer, carinho e risadas.

Que não nos estressemos muito no trabalho, que é passageiro e serve apenas para nos ensinar algumas coisas e nos recompensar no fim do mês. E que usemos essa recompensa da melhor maneira, com os amigos, as festas e as viagens!!!!!!!!

Que os anjos nos dêem paciencia para aturar os seres inferiores que nos irritam. Que os que nos fazem mal fiquem bem longe.

Essa semana será um ócio só... Aguardem outros emails viajantes como este.

Beijocas carinhosas às mulheres mais lindas, gostosas, inteligentes e engraçadas que outra mulher, que também é tudo isso, pode ter!!!!

Amo muito.
2/1/2007

Fernanda Oliveira terça-feira, janeiro 02, 2007
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››